du.CAna


26/01/2013


Correio do Pampa 173

 

Edição 444

26 & 27 de janeiro

2013

.

.

Coluna do

JN Canabarro

publicada na página 03

do Correio do Pampa impresso.

.

.

Certo homem em certo lugar, faria o quê?

Tenho muitos amigos e converso com uns tantos sempre que posso. No momento quase que a unanimidade deles, quando falam comigo pelo facebook, pelos e-mails que me mandam, ou quando me encontram na rua, trazem o assunto da minha nomeação, agora assumido com 18 dias úteis de trabalho à frente da pasta, como secretário da cultura. Todos me parabenizando ao mesmo tempo em que rasgam elogios dizendo eu ser o homem certo no lugar certo. Contando que todos são meus amigos não vou dizer que está havendo um pouco de exagero, mas uma expectativa acima da média, com certeza e alerto amigos, não vou acertar sempre e satisfazer a vontade de tantos quanto me procuram, principalmente dos que não são tão amigos. A eles sobrarão motivos de críticas. Mas quem julga conhecer-me sabe: gosto, mas não sou movido a elogios, a crítica é que me alimenta. Ainda mais quando vinda de uma ex-aluna.

Princípio de Peter

Assusta-me o princípio de Peter, porém tenho de descobrir as minhas limitações. Se elas ficarem latentes, ainda me restam a vontade e a busca de aprimoramento para não ficar estagnado ou regredir. Somos humanos e não sabemos tudo, mas evidenciamos as nossas virtudes. Quantos me julgaram competente no teatro, como professor durante 30 anos? No cinema sempre que exigido diante das câmeras satisfiz a direção, no palco o que o mestre pedia, premiado como artista plástico, como poeta, acredito nisso haver competência. Reflexo, ação e reação diante do perigo de morte naquele acidente automobilístico que fomos acometidos. Disse o amigo que hoje é mandatário: – Não fosse a habilidade do motorista, todos teriam morrido. As marcas no asfalto registraram manobras... Tivemos oportunidade de mostrar competência em muitas coisas e por essa competência demonstrada galgado a um patamar mais alto. Pois é, de pedra à vidraça... De fazedor, agora tenho de aprender a ser administrador. Para quem devo administrar? Eu sei a resposta. Nesse ponto Peter não me assusta.

Quem ganhou presente?

Nesta terça-feira passada, o amigo Lica Almeida estava fazendo aniversário e convidou os amigos, principalmente os da “velha guarda”, para uma confraternização, uma noitada de boa música entre uma cervejinha, um prato de fritas, alguns tira gostos. Não estavam presentes todos os que gostariam de estar, mas dos presentes, além do aniversariante, quem ganhou presente? Todos os que compareceram. Aniversário do Lica é assim, nos brindou com seus convidados artistas, artistas da maior qualidade, diga-se de passagem. Ranulfo com seu grupo fez o samba acontecer, até o Hugo, meu ex-aluno e companheiro do Coral Ielense nos encantou, a Beth, que voz, acompanhando a melodia do teclado sob o talento reconhecido do amigo Buico... E o que dizer do mano Pinha (Pedro Paulo), também meu ex-aluno lá do IL??? Obrigado Lica, no teu aniversário, nós os convidados, fomos quem ganhou o presente.

.

 

Pedro Paulo (Pinha) emocionou a assistência com a interpretação das melhores músicas, acompanhado no teclado pelo mano Buico.

.

Encontro com Bonani

Quem gosta de fotografar, de assistir um bom filme, quem já lhe passou pela cabeça a possibilidade de atuar diante de uma câmera, ou trabalhar por detrás, no set de filmagem, quem acha importante tratar sobre figurino, maquiagem, ou mesmo cuidar da iluminação, da captura do som, montagem de cenários, das locações, escrever roteiros, cuidar da produção, enfim, quem se interessa por essa nobre arte que é o cinema tem de marcar presença lá na 19ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, ali na Rua Duque de Caxias, entre o Wamosy e a Justiça do Trabalho. Federico Bonani, diretor e produtor de cinema, também assistente de direção de Jayme Monjardim, filho desta terra estará conosco para falar de cinema, de suas experiências, de seus projetos e num bate papo bem informal trocar idéias com os presentes: cinema poderá ser uma realidade aqui também. Aceitando o nosso convite, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Bonani, a partir das 19 horas, nesta segunda-feira 28 de janeiro, tem um encontro marcado com cinéfilos ou amigos que gostariam de ouvi-lo. Federico nos mostrando o resultado de seu último trabalho aqui em Bagé semana passada. Venha participar. Segunda, 19 horas, ali na 19ª CRE.

.

 

Federico Bonani em ação - Trabalho com os alunos das Oficinas de Cinema em Bagé.

 

Escrito por jn canabarro às 20h57
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Histórico